Mais um trabalho concluído. Agora vamos de tapete retangular. Com créditos da artesã #LuisadeLugh. Neste modelo que foi criado por ela, foi trabalho de forma diferente. Quando cheguei na metade do corpo ele ficou torto. Pensei e fiz modificação na execução e deu certo. Nele usei o BARBANTE EUROROMA NATURAL e AMARELO OURO n.6 e agulha 3,5 cm da CÍRCULO, medindo 76 cm de comprimento e 52 cm de largura.
Vamos ao passo a passo:
Inicia-se com 64 corr.
Volte na 5 e trabalhe 5 PA, sendo 1 PA para cada ponto de base. Formará o canto com 6 PA e 1 corr de separação.
Na sequência faça 8 grupos com 5 PA e 1 corr de separação.
Chegando no canto trabalhe 6 PA e vire o trabalho da direita para esquerda. Será necessário sempre virar assim para trabalhar a próxima carreira.
Após virar faça 1 Pb no mesmo ponto.
Na sequência trabalhe 5 corr e prenda com 1 Pb no espaço e novamente 5 corr. Trabalhe desta forma até sobre o último grupo.
Chegando no último grupo faça 5 corr e trabalhe 1 Pb na alça da corrente de base e trabalhe 3 corr. Estes detalhes será fundamental seguir pois o trabalho não fechará nas laterais.
Na carreira de base formou alças. Agora a carreira será somente de PA. Na primeira alça trabalhe 5 PA e com as correntes já conta como 1 PA totalizando 6 PA e 1 corr de separação.
Em todas as alças trabalhe 5 PA e 1 corr de separação.
Agora faça 1 PA sobre o Pb da carreira de base e vire o trabalho da direita para esquerda. O próximo passo do trabalho será executado da mesma forma:
Para iniciar as alças faça 1 Pb e 5 corr e prenda com 1 Pb no espaço.
No final faça 1 Pb na corrente de base e suba 3 corr.
A contar da agulha, trabalhe por 26 carreiras. Conte somente as carreiras de PA e finalize com 1 Pbx no último ponto. Na sequência, será o inicio do acabamento do tapete.
Após fazer o Pbx, suba 1 corr e faça 2 Pb no PA da carreira anterior.
Esta será uma carreira inteira de Pb.
No espaço faça 1 Pb e depois 2 Pb. Trabalhe desta forma a lateral toda.
Chegando no canto faça 2 Pb.
Na sequência 1 corr.
E faça 1 Pb direto no PA da carreira de base.
Trabalhe 1 Pb sobre cada ponto de base e 1 Pb nos espaços até chegar no segundo PA do próximo grupo de PA.
Nesta etapa faça 1 corr no terceiro ponto de base e trabalhe 1 Pb no próximo ponto.
Trabalhe desta forma até chegar no canto e repita o processo por toda carreira, pulando o terceiro ponto de base menos nos cantos.
Veja como ficou o canto.
Assim ficou o trabalho com toda a lateral com Pb. Arremate o fio e pegue uma outra cor.
Neste caso usarei o AMARELO OURO EUROROMA.
Pule 2 pontos de base e faça 1 PA e 3 corr.
O PA formará uma alça e nele trabalhe 3 PA.
Pule 2 pontos de base pois este é o canto e faça 1 PA, suba 3 corr e na alça trabalhe 3 PA.
Desculpe-me por não ter feito a foto para ajudar, mas na sequência terá mais detalhes.
Nas laterais pule 3 pontos de base e trabalhe da mesma forma. Faça 1 PA suba 3 corr e trabalhe 3 PA.
Pule 3 pontos de base trabalhe da mesma forma.
Para a lateral pule 3 pontos de base e conte 18 grupos e quando chegar na parte menor terá 14 grupos.
Finalize com 1 Pbx na terceira corrente inicial. Com o mesmo fio vamos trabalhar a segunda carreira do acabamento.
Da carreira anterior, lembre-se que antes dos 3 PA fizemos 3 corr. Após o Pbx, vá direto para alça de correntes e faça 1 Pb e 2 corr que equivale a 1 PA e mais 2 PA e depois 2 corr.
Prenda o fio no último grupo onde foi arrematado o fio anterior. Veja que no canto ficou com 3 grupos, estes formará o canto para esta etapa. Na alça da carreira anterior faça 5 corr.
Na parte menor do tapete conte 12 alças com 3 corr. Repita o processo por toda carreira e finalize com 1 Pbx no primeiro ponto. Geralmente inicio o fio com 1 Pb.
Esta carreira é muito simples e rápido. No mesmo ponto da carreira anterior suba 3 corr e na alça trabalhe 5 PA e 1 PA no Pb da carreira anterior.
Somente nos cantos trabalhe 5 PA nas alças.
Nas laterais trabalhe 3 PA e 1 PA no Pb da carreira de base.
Trabalhe desta forma por toda carreira e finalize com 1 Pbx.
Nesta etapa terá aumento nos cantos. Inicie o fio no terceiro ponto do segundo grupo do canto da carreira de base e suba 3 corr e 1 PA no mesmo ponto.
Veja que iniciei a carreira no terceiro ponto. Na sequência trabalhe somente 1 PA para cada ponto
da carreira de base até chegar no outro canto.
Uma dica simples é marcar o ponto onde será feito o aumento. Utilize um alfinete e marque o ponto e depois é só tirar e marcar o próximo canto.
Trabalhe desta forma por toda a carreira, em seguida corte e arremate o fio e volte para o natural.
Nesta carreira terá 2 aumentos. Prenda o fio após o aumento da carreira anterior. E trabalhe 1 PA para cada ponto da carreira de base.
Quando chegar no aumento do próximo canto, trabalhe 2 PA no primeiro ponto e 2 PA no segundo. Trabalhe desta forma por toda carreira, em seguida corte e arremate o fio.
Assim esta ficando o trabalho. Nesta etapa aconselho a dar ajuste ao trabalho, dando puxadinhas por todo a lateral. Entretanto não ficará reto, terá forma ovalada.
Última carreira e prenda o fio no terceiro ponto após os aumentos da carreira de base. Faça um Pb e 2 corr que equivale a 1 PA e mais 2 PA no mesmo ponto e 1 corr.
Pule 2 pontos da carreira de base e faça 1 Pb. Novamente pule 2 pontos de base e faça outro leque, sendo 3 PA 1 corr de separação e mais 3 PA. Pule 2 pontos e prenda com 1 Pb. Trabalhe desta forma por toda a carreira, finalize com 1 Pbx, corte e arremate o fio.
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem vindos à LeCathy Artes.