TAPETE OVAL TULIPA COM PASSO A PASSO

Neste post, vamos confeccionar um tapete um pouco diferente. Precisa apenas de atenção na execução inicial, mas depois será apenas repetição. Nele usei o Euroroma nº e agulha 3,6 mm, medindo 78cm de comprimento e 45cm de largura. 

Super recomendo este tapete pois é muito econômico e rápido de confeccionar, além de ficar lindo na decoração. 

Vamos ao passo a passo: 

Inicie um cordão com 55 correntes, volte na sexta e trabalhe 1 PA, formará uma alça para trabalhar o canto. Na sequência trabalhe 1 PA para cada ponto, totalizando 50 PA. 


Chegando no outro canto faça 5 correntes e feche com ponto baixíssimo no pé do último ponto para formar a outra extremidade. 


No mesmo ponto suba 3 correntes para dar altura de 1 PA e mais 1 PA no próximo ponto. Para lateral do tapete, pule 2 pontos de base e 2 correntes de separação e vá trabalhando grupos com 2 PA e pule 2 pontos de base. Formará 13 grupos com 2 PA. 


Na parte oval, faça 1 corrente de separação e 9 PA dentro da alça e 1 corrente de separação. Repita o processo por toda a carreira e na parte oval. 


Para finalizar a carreira feche com 1 ponto baixíssimo na terceira corrente. 


Agora preste atenção! Nesta etapa, após o ponto baixíssimo caminhe com ponto baixíssimo até a primeira corrente de separação da carreira de base e faça um ponto baixo na alça, suba 4 correntes e vá para a próxima alça e trabalhe os grupos de 2 PA. Lembre-se de trabalhar 2 PA na corrente de separação da parte oval e 1 corrente de separação. 


No canto, no primeiro ponto de base trabalhe 2 PA nos 3 próximos trabalhe 3 PA sozinhos, no quinto ponto faça 4 PA. Depois faça 3 PA sozinhos e no último ponto faça 2 PA. A parte oval ficará um pouco pontudinho mas é assim mesmo. Ao final faça 1 corrente de separação. 


Agora, após fazer a parte oval, trabalhe o grupo de 2 PA na corrente. Chegando na parte em que fizemos 4 correntes, faça 1 PA e feche a carreira na segunda corrente. 


Repita o processo da carreira anterior e trabalhe a lateral do tapete. 


Na parte oval vamos dividir os pontos. No primeiro ponto faça 1 PA e no próximo faça 2 PA no mesmo ponto e 1 corrente de separação. Teremos 5 grupos para formar os motivos. 


Este é um detalhe importante! Por todo o tapete você caminhará sempre para a próxima alça. Então o inicio de cada carreira será sempre na próxima. As emendas do tapete também caminhará ao longo da execução do tapete. Veja na imagem como está ficando. 


Para não prolongarmos o post, apresentarei apenas a parte oval que passarei todas as informações necessárias. No corpo do tapete não mudará, ok. 

4ª CARREIRA: Agora vou compartilhar as etapas da parte oval. Na carreira anterior dividimos os grupos, na sequência inicia-se os aumentos. Nesta carreira teremos 4 PA, onde os aumentos é no último ponto da carreira de base e 1 corrente de separação. 


5ª CARREIRA: Nesta carreira teremos 5 PA e 1 corrente de separação. 


6ª CARREIRA: Nesta carreira teremos 6 PA e 1 corrente de separação. 


7ª CARREIRA: Nesta carreira teremos 7 PA e 1 corrente de separação. Na próxima inicia-se outros aumentos. 


8ª CARREIRA: Agora vamos iniciar uma redução de pontos para dar inicio à uma nova etapa. Após o último grupo de 2 PA faça 2 correntes de separação. Pule 1 ponto de base e nos 2 últimos faça 2 PA fechados juntos. Para fazer esse ponto, basta laçar o fio, puxe e segure a meio PA, vá para o próximo e puxe mais 1 meio PA, e feche os 2 juntos. 


9ª CARREIRA: Visualmente parece que possui 2 PA mas se você olhar por cima perceba que possui apenas 1 corrente. Agora faça 1 corrente de separação. 


Nos espaços de 1 corrente da carreira anterior faça 1 PA e 1 corrente de separação. Veja como fica: 


10ª CARREIRA: Agora iremos trabalha 2 correntes de separação por toda parte oval. Pule 1 ponto de base e faça 2 PA em cada ponto de base, após faça 2 PA fechados juntos. Depois 2 correntes de separação e 3 PA no ponto de base e 2 correntes de separação. Será o inicio de um novo motivo. 


Veja como fica! Uma parte estamos fechando para abrir outros motivos. Lembre-se que após finalizar a parte oval inicia-se os grupos de 2 PA separados por 2 correntes. 


11ª CARREIRA: Nesta etapa será separado por 2 correntes. Após fazer o grupo com 2 PA faça 2 correntes de separação e no primeiro motivo, faça 2 PA fechados juntos e 2 correntes de separação. No próximo motivo que está abrindo, faça 2 PA no espaço de 2 correntes da carreira de separação, 3 PA sobre cada ponto de base e 2 PA na próxima alça. Totalizando 7 PA. 


Perceba que nesta carreira os 5 primeiros motivos se encerra e abre-se 4 novos motivos entre cada motivo já confeccionado. Veja como fica esta carreira. 


12ª CARREIRA: Faça 2 correntes de separação e pule os 2 PA fechados juntos da carreira anterior. No primeiro motivo faça os aumentos, sendo 2 PA na alça, 1 PA em cada ponto de base e mais 2 PA na próxima alça. Totalizando 11 PA e 2 correntes de separação. 


Veja como fica os aumentos. 


13ª CARREIRA: Agora vamos reduzir os motivos. Faça o último grupo de 2PA e 2 correntes de separação. No primeiro motivo, pule 2 pontos de base e trabalhe 7 PA, sendo 1 ponto para cada ponto de base e 2 correntes de separação. No espaço de 2 correntes faça 2 PA. 


Conforme reduz os motivos, aumente os grupo de 2 PA e sempre com 2 correntes de separação. 


14ª CARREIRA: Com 4 marcadores, após finalizar a carreira anterior, trabalhe os grupos de 2 PA e no 9º grupo coloque o marcador. Para ficar mais fácil, conte a partir do primeiro motivo da parte oval 4 grupos de 2 PA. 


Na parte oval terá um pequeno aumento nas correntes. Após o marcador, faça 3 correntes de separação por toda a parte oval. No motivo faça 3 PA sendo 1 ponto para cada ponto de base. 


Veja que terá as mesmas marcações por toda a parte oval, contando 4 grupos antes e depois dos motivos da parte oval. 

Visualizando por inteiro assim fica mais fácil entender. A partir de agora será o inicio do acabamento. 


Iniciando o acabamento: após fechar com 1 ponto baixíssimo caminhe para a primeira alça e faça mais um ponto baixo e suba 3 correntes. Volte na segunda alça do ponto baixo e prenda com 1 PA. 


Vá direto para a próxima alça e prenda com 1 ponto baixo e faça novamente a alça dupla. 


Chegando no marcador terá um aumento. É importante este processo para o tapete não embabar. No marcador, prenda com ponto baixo, suba 4 correntes e faça um PA estendido. Pegue a alça do ponto baixo e puxe o fio e passe em apenas 1 laçada, busque novamente e passe por 2 laçadas e busque o fio pela última vez e feche o ponto. 


Trabalhe desta forma por toda a parte oval e 1 corrente de separação. 


No motivo com 3 PA trabalhe a alça pegando no segundo ponto de base. 


Veja como ficou a parte oval. Onde está a agulha no tapete será feito a última corrente de separação. O corpo do tapete será trabalhado da mesma forma, com 3 correntes e 1 PA normal. 


Veja agora o tapete com todas as alças trabalhadas. Prenda com ponto baixíssimo no pé do primeiro ponto baixo da carreira. Agora vamos iniciar a próxima etapa do acabamento. 


Após o ponto baixíssimo, caminhe até a segunda corrente da alça de cima da carreira de base, faça 1 ponto baixo e suba 3 correntes. Na mesma alça faça mais 2 PA, formando 1 meio leque. Sem corrente de separação prenda com ponto baixo na próxima alça. Faça um leque com 3 PA, 3 correntes de separação e 3 PA. Ou seja, numa alça faça 1 leque e no próximo 1 ponto baixo. 


Chegando no marcador faça 1 corrente de separação para os leques e nos pontos baixos de separação. Está é a parte oval e somente nesta etapa terá este aumento. 


Visualmente nem aparece a diferença, mas ajudará o tapete a não embabar. Se o seu tapete não repuxar pelos seus tipos de pontos, pode ser que não precise fazer as correntes de separação. Para quem tem pontos apertados é necessário fazer a correntinha. 


Chegando ao final da carreira, trabalhe os últimos PA dentro da alça inicial. Agora, faça um PA e prenda na terceira corrente formando uma alça. 


Faça um ponto baixo e suba 3 correntes e mais 2 PA naquela alça. No próximo ponto faça mais 1 PA. 


No segundo ponto de base faça 1 PA incompleto e vá para o segundo ponto do próximo leque e faça mais 1 PA incompleto e feche junto. Pule o último ponto de base do leque. 


No leque trabalhe 5 PA. Será trabalhado 5 PA em todos os leques. 


Chegando no marcador, faça 1 PA completo sobre o segundo ponto de base e vá direto para o próximo leque, pegando o segundo ponto de base e trabalhe todos os pontos. Sobre o leque ficará com 9 PA. 


Trabalhe desta forma por toda a parte oval, assim repetirá o processo também na outra extremidade. Apenas no corpo do tapete, faça 2 PA fechado juntos. Não se esqueça de completar o leque inicial e arremate o fio. 


Veja na sequência fotos do tapete pronto: 




Deixe a arte imitar a vida... 
LeCathy Artes 

Comentários