TAPETE OVAL DELICADEZA COM PASSO A PASSO

Neste post, vamos confeccionar um tapete super fácil e rápido de trabalhar. A melhor ideia que já aprendi para trabalhar um tapete oval, neste caso quando o canto possui uma quantidade alta de pontos na parte oval. 

Nele usei o Euroroma nº 6 e agulha 3,6 mm, medindo 69 cm de comprimento por 41 cm de largura. Vamos ao passo e preste uma pequena atenção na parte oval e dará certinho. 

Inicie um cordão com 35 correntes. Volte na segunda e faça 1 ponto baixo e mais 2 correntes para subir. Ficará um formato estranho, mas é assim mesmo. 

TAPETE OVAL DELICADEZA

Trabalhe 1 PA por todo o cordão. 


Ao chegar na parte oval, trabalhe 8 PA contando com o último trabalhado. Após a parte oval trabalhe 1 PA por todo a lateral do tapete. 


Chegando na outra extremidade é que vem o "pulo do gato". Veja que fiz 1 PA no pé do ponto baixo inicial, pois é nele mesmo que irá trabalhar 7 PA. 


Visualmente parece que ficará aberto, mas não se preocupe é assim mesmo. Perceba que deixei bem claro que o ponto inicial abre, mas não. 


Agora na próxima imagem, após finalizar com 1 baixíssimo na segunda corrente ele fecha, e mesmo que puxe o ponto não abre. Foi a melhor dica que aprendi, espero que para seus trabalhos também. Após finalizar, suba 2 ou 3 correntes para dar altura de 1 PA e trabalhe 1 PA por toda a lateral do tapete. Este etapa não altera até o final do processo. 


Chegando na parte oval, faça aumentos nos 8 PA da carreira anterior, sendo 2 PA em cada ponto, totalizando 16 PA. 


Na outra extremidade requer atenção! Lembre-se que subimos apenas 1 PA, este ponto conta como ponto da parte oval. Para fazer o aumento neste ponto, faça 1 PA no sobre o fio entre os pontos. Finalize com 1 ponto baixíssimo na última corrente. 


Veja agora o trabalho fica perfeito. Somente quando finalizar a carreira é necessário fazer este PA. Deixará o acabamento ainda mais bonito e sem deixar marca de emendas de carreira. 


Na terceira carreira é simples! Faça aumentos somente no segundo ponto de aumento da carreira de base. Ou seja, você terá apenas 8 aumentos. Se precisar utilize marcadores para não esquecer. 


Uma dica importante aqui, é não esquecer de ajustar os pontos para o trabalho fique redondinho e não deixar marcas de aumentos na curva. 


Esta imagem é somente para lembrar que deverá fazer o aumento próximo as correntes iniciais e fechando com 1 ponto baixíssimo. 


Agora é fácil! Após todas as dicas, vamos trabalhar a base do tapete por 9 carreiras, fazendo todos os aumentos e não esqueça do último ponto, ok. 


Seguindo o passo a passo, confira agora as 9 carreiras já concluídas. 


Na 10ª carreira será somente de PA e na parte oval não precisa fazer aumentos. Veja como fica. 


Nesta imagem veja a base do tapete já com 10 carreiras concluídas. 


Chegando na última carreira da base do tapete, nesta etapa deverá fazer os aumentos na parte oval. Basta seguir a linha da 9ª carreira e fazer 2 PA no mesmo ponto. 


Veja como ficou a parte oval com os aumentos. 


Assim ficou a base do tapete concluída. Finalize com ponto baixíssimo. Agora vamos iniciar o acabamento. 


Para iniciar o acabamento, se preferir pule 2 pontos de base e faça um ponto baixíssimo e suba 3 correntes. 


No mesmo ponto faça mais 3 PA. 


Após, tire a agulha do ponto e pegue na última corrente e faça um ponto pipoca. Depois trabalhe mais 5 correntes. 


No próximo ponto da carreira de base faça mais 1 ponto pipoca e 3 correntes de separação. 


Pule 2 pontos de base e prenda a alça no terceiro ponto e faça mais uma alça pulando 2 pontos de base e 3 correntes de separação. 


Ficará de seguinte forma: faça um V com 2 pipocas e 5 correntes e 3 correntes de separação para fazer as alças. Trabalhe desta forma por toda a carreira. Não precisa fazer aumentos na parte oval. 


Chegando ao final sobrar pontos da carreira de base basta dividir os pontos, no meu trabalho pulei 4 pontos para finalizar as alças. Finalize com ponto baixíssimo na corrente da primeira pipoca. 


Na segunda etapa do acabamento, vá para alça de 5 correntes fazendo 1 ponto baixo e 3 correntes, equivale a 1 PA, depois trabalhe mais 8 PA dentro da alça, totalizando 9 PA. Depois 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça do meio e mais 3 correntes de separação. 


E siga desta forma por toda a carreira, sendo 9 PA na alça das pipocas, 3 correntes prenda com ponto baixo na próxima alça e 3 correntes de separação. 


Para finalizar a carreira, faça um ponto baixíssimo. 


Agora é a etapa final do acabamento: após fazer o ponto baixíssimo, no mesmo ponto faça 1 corrente e 1 ponto baixo no mesmo ponto. No próximo ponto faça mais 1 ponto baixo e 1 pico sobre este ponto. Depois faça 1 ponto baixo e no próximo ponto de base faça 1 ponto baixo e 1 pico. 


Chegando nas alças, vá direto para a primeira e prenda as 2 alças, depois 2 correntes de separação e prenda as 2 próximas alças. Ou seja, as alças das carreiras anteriores se juntaram. 


Ficará assim, as alças ficaram presas juntas. Vá direto para o próximo leque e trabalhe os pontos conforme já explicado. 


Veja agora como ficará os leques e as alças. Trabalhe desta forma por toda a carreira e finalize com ponto baixíssimo e arremate o fio. 


A seguir, confira as fotos do trabalho pronto. 




Deixe a arte imitar a vida... 
LeCathy Artes 

Comentários